quarta-feira, 21 de setembro de 2011

21 de Setembro: Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência será comemorado no CEDUC




O Programa de Tutoria Especial e o Núcleo de Educação Especial da UEPB realizarão nesta quarta-feira (21), em comemoração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, uma campanha educativa com orientações e dicas para um relacionamento mútuo de respeito, no que se refere aos portadores de necessidades especiais. O grupo estará com um stand fixado durante toda manhã no Centro de Educação (CEDUC), unidade localizada no bairro do Catolé, em Campina Grande.

De acordo com a comissão organizadora, a campanha ocorre por todo o país e busca divulgar a conscientização nesse sentido, fazer refletir e buscar novos caminhos nas lutas pela inclusão social.

Na oportunidade, serão distribuídos e apresentados panfletos educativos contendo informações sobre a comunicação visual em Braille e o alfabeto manual, além de esclarecimentos sobre a conduta respeitosa e harmoniosa em relação às pessoas com deficiência, nos seus diversos tipos e especificidades. Haverá também exposições de materiais lúdicos voltados aos estudantes.

Comemoração

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, ocorrido em 1982. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o Dia da Árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.

A comemoração foi oficializada por meio da Lei Federal aprovada em 11 de julho de 2005, que instituiu o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.
Redação iParaíba com Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário