sábado, 21 de agosto de 2010

1º CONGRESSO MUITO ESPECIAL DE TECNOLOGIA ASSISTIVA E INCLUSÃO SOCIAL


16/08
Mais de 1.200 pessoas prestigiam Cerimônia de Abertura do 1º Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva do Estado da Paraíba

Após a cerimônia de abertura, as pessoas prestigiaram o Show de Jessier Quirino e participaram do coquetel de boas-vindas.

O  Congresso teve a seguinte programação:

17/08 - Tecnologia, Inovação e Inclusão social; Prof. Julio Cesar de Melo (UFMG) e Robert Christian Mortimer (Laramara). Inclusão Profissional – Mercado de Trabalho e o Sistema de Cotas; Romeu Kazumi Sassaki. Acessibilidade; Thais Frota. Como Lidar Com as Pessoas Com Deficiência; Romeu Kazumi Sassaki.

18/08 - Tecnologia Assistiva e Inovação - Medicina e Reabilitação; Dra. Patrícia Helena Cereguim (AVAPE). Depoimentos de Usuários; Marcela Cesário (Embratel) e Marcelo Cunha (APBP). Tecnologia Assistiva e Inovação - Softwares; Claudinei Martins (CPqD) e Antônio Borges (UFRJ). Tecnologia Assistiva e Inovação - Educação; Franclin Costa (Ministério da Educação - Tec Nep).

19/08 - Tecnologia Assistiva e Inovação - Estudos de Casos; Daina Leyton (MAM -SP) e Ana Karina M. Lira (UFC). Comunicação Suplementar e Alternativa; Crislei Maria de Morais (Secretaria do Distrito Federal) e Sandra Cerqueira (Escola Metarmofose). Atividades da Vida Diária; Rose Queiroz (IBC)  e Jefferson Maia (RQRC).

O Instituto Muito Especial finalmente trouxe o evento para a Paraíba, oferecendo ao Estado uma oportunidade única de aprender a olhar o outro sem distinções ou preconceitos. Vale ressaltar que Campina Grande foi privilegiada por receber o Congresso e a Feira simultaneamente, proporcionando ao público o máximo de conhecimento e de novas experiências que certamente serão aprofundadas no próximo ano, quando o Instituto realizará a segunda edição do evento. 

Nesses quatro dias de inclusão o Instituto ofereceu gratuitamente ao público: 11 mesas, nas quais participaram 17 palestrantes que relataram experiências próprias e apresentaram projetos para melhorar a vida das pessoas com deficiência, intérpretes de libras para legendar as palestras e facilitar a comunicação entre as pessoas com deficiência auditiva e sem deficiência, 27 expositores que trouxeram o que há de mais inovador em tecnologia assistiva e 11 apresentações artísticas. 

Não é por menos que o evento obteve um público recorde,em média 1.500 pessoas (entre organizadores e participantes), estiveram presentes diariamente na FIEP, prestigiando o Congresso e a Feira. O público literalmente abraçou a causa proposta pelo Instituto Muito Especial, que em troca agradeceu a receptividade e mostrou-se realmente satisfeito, firmando o compromisso de que outras edições certamente virão.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário